top of page

Furo na Orelha


Muitas mamães perguntam sobre o primeiro furo na orelha 👂, se pode, a partir de que idade, onde fazer e com quem fazer.

Com que idade o bebê já pode furar a orelha para colocar brincos❓

A partir de 2 semanas de vida já pode. Mas eu prefiro que seja após 2 meses de vida, depois da primeira dose das principais vacinas e que o bebê esteja maior. A pele esta menos sensível. A criança deve estar bem de saúde. A ideia de que não sente dor quanto mais novo não é verdade, a dor é a mesma, porém a criança não tem percepção do que está ocorrendo.

Com quem fazer o furo❓

Enfermeiras, farmacêuticos, médicos e acupunturistas estão autorizados a fazer o furo. Esses profissionais têm liberação pela Anvisa para realizarem o procedimento.Tem apenas que ser num local limpo. O material dever a pistola que utiliza o próprio brinco esterilizado ou agulhas descartáveis. Ou agulha descartável se for manual.

Qual o material ideal do brinco❓

O ideal é utilizar brincos de aço inoxidável ou ouro maciço. De preferência os de aço pois a chance de reação alérgica é menor e a maioria já vem esterilizado. Pode ser utilizado uma pomadinha anestésica local.

Quais os cuidados após o furo❓

Limpeza local diária com álcool 70 %, por 30 dias. Todos os dias 1 ou 2 vezes ao dia girar suavemente o brinco para que a casquinha da cicatriz não fique presa nele e assim cicatrize melhor. Em geral demora 2 semanas para cicatrizar. Quando tiver cicatrizado, ja pode trocar o brinco pela jóia de preferencia. Todos os dias olha por tras da orelha e verificar se esta sangrando, se esta ferido ou com saída de secreção, qualquer alteração procurar o pediatra.


bottom of page