top of page

Introdução Alimentar


Eu percebo que conforme vai se aproximando a época da introdução alimentar, as mães vão ficando ansiosas e se sentem inseguras para iniciar a Introdução que depende de muitas variáveis para ter sucesso, mas são todas controláveis e o imprescindível é o amor e a perseverança.

Sabemos que a alimentação complementar deve ser iniciada aos 6 meses de vida, mas isso é uma regra? Não, isso é o ideal, mas há casos em que precisamos iniciar um pouco antes, porém, precisamos que o já bebê tenha bom controle da musculatura cervical (pescoço durinho), e o reflexo de protrusão da língua já esteja inibido (aquele reflexo que tudo que colocamos na boca dele e coloca a língua para fora como se estivesse jogando o alimento fora, mas quando desaparece é um sinal de maturação).

Iniciamos primeiro as frutas nos intervalos entre a manhã e à tarde na primeira semana para verificarmos como está a aceitação do bebê.

Na segunda semana já iniciamos a papa principal, com todos os grupos de alimentos como tubérculos, cereais, leguminosas, verduras, legumes e proteínas, mas lembre-se, nunca liquidificar ou peneirar pois devemos dispor a comida no prato separada para que a criança distingue um alimento do outro, amassando com o garfo numa consistência como a de um purê mais grosso.

Converse com a criança, mostre como o alimento é gostoso, bonito e que faz muito bem para a saúde.

Aos 7 meses introduzimos o jantar.

Aos 9 meses a consistência vai aumentando e ficando mais firme de modo que com 1 ano a comida da criança estará em pedacinhos e assim ela já pode comer a comida servida à mesa com a família, mas todos devem manter uma alimentação equilibrada e saudável pois a criança sempre irá querer o mesmo que adultos estiverem comendo.

Lembrar que até o primeiro ano de vida a comida complementa o leite, então continuamos no aleitamento materno livre demanda, MAAAAS ele deve ser ofertado depois da comida para que a criança não troque o alimento pelo leite.

A quantidade de comida a ser ingerida em geral depende da idade e da saciedade da criança:

  • 6 meses: 2 a 3 colheres de sopa e aumenta conforme a aceitação

  • 7 meses: por volta de 165g (⅔ de uma xícara ou de um tigela de 250ml)

  • 9 a 11 meses: por volta de 185g (¾ de uma xicara ou tigela de 250ml)

  • 12 a 24 meses: 250g (1 xícara ou tigela de 250ml).

Para o preparo da comida utilize azeite extra-virgem de preferência, mas pode ser usado óleo de coco, soja ou canola. Use o mínimo necessário para o preparo e não é necessário adicionar sal no preparo da comida até o primeiro ano de idade, após essa idade pode ser colocado mas também numa quantidade bem pequena.

Não se esqueça de nos intervalos das alimentações ofertar água para seu filho.

bottom of page