Our Recent Posts

Tags

Nenhum tag.

Meu bebê dorme muito


Muitas mamães, principalmente as que tem o primeiro filho, me perguntam: “ Dra meu bebê dorme demais, isso é normal?” Por isso resolvi fazer esse texto de hoje.

O bebê nasce com o ciclo circadiano (transição dia/noite) e o impulso homeostático do sono (relação de tempo de vigília/sono) desregulados. Associado a todo uma adaptação ao meio e ao funcionamento do corpo eles têm sim essa necessidade de muitas horas de sono.

Uma média de horas de sono em 24h:

0-3 meses: 14 a 17h por noite e varias sonecas durante o dia

4-11 meses: 12 a 15h por noite e 3 a 5 horas durante o dia.

1 - 2 anos: 11 a 14h por noite e 2 períodos diurnos de 1h cada

Vale lembrar que durante o dia não precisa estar tudo escuro. Podemos deixá-los dormir com claridade, para que vá adaptando seu ciclo circadiano.

Para ter boa qualidade de sono precisamos instituir para nossos bebês uma rotina e rituais bem estabelecidos para que assim no futuro ele consiga ter um adormecer natural e sozinho.

O quarto de dormir à noite de ter pouca luminosidade, sem ruídos, ambiente calmo, sem aparelhos eletrônicos. E se possível dormir todos os dias no mesmo horário, mesmo no final de semana, para se criar um hábito saudável e permanente.

O sono adequado é fundamental para o crescimento e desenvolvimento das crianças, organização metabólica, Hormonal e de humor.

Vale lembrar que os menores de 1 ou 2 meses devem ser acordados para mamar! Não pode ficar mais de 4 ou 5 horas sem mamar.

Alguma dúvida ? Precisa de ajuda para montar a rotina de sono do seu filho e orientação para uma boa higiene do sono? Marca uma consulta comigo, será uma alegria atender e ajudar vocês.