top of page

Convulsão Febril


Crise febril (CF) é uma crise convulsiva que pode ocorrer em crianças com febre, geralmente no contexto de infecção viral ou bacteriana. Geralmente entre seis meses e cinco anos de idade e que não tem doença epiléptica prévia, infecção ou inflamação do sistema nervoso central ou outros fatores desencadeantes de convulsões.

Pode ocorrer até 24h após a febre, ou imediatamente antes da febre. Em alguns casos, é a primeira manifestação de que a criança está doente.

Na maioria a crise tem menos de 5 minutos e cessa sozinha. Difícil recorrer nas primeiras 24 horas.

A causa é uma soma de imaturidade neurológica e predisposição genética (quem tem um familiar de 1º ou 2º grau que teve CF, tem 30% mais chance de ter também).

O diagnóstico é essencialmente clínico fundamentado no exame médico minucioso e uma boa história da doença. Exames complementares de sangue e líquor (líquido da coluna) depende da história, da idade, da evolução da doença para serem pedidos. Em crianças com história típica e exame fisico tranquilizador, os exames complementares são desnecessários na maioria dos casos.

Durante a crise devemos nos preocupar em proteger a criança, deitá-la numa superfície plana confortável, de lado e afastar todos os objetos que podem machucar a criança, não restringir seus movimentos. JAMAIS coloque a mão na boca da criança para ela não engolir a língua, a língua é presa e colocar de lado já ajuda a liberar as vias aéreas para respirar melhor. Podemos colocar compressas frias para ajudar a controlar a temperatura mais rápido e levar a criança ao pronto socorro assim que possível se for a primeira crise, principalmente se a crise durar mais que 5 minutos.

O tratamento para evitar futuras crises, é não deixar a temperatura subir, viu que esta ficando febril, ja medicar. Conforme a criança vai crescendo e amadurecendo o cérebro, vai tolerando melhor temperaturas maiores e depois de uma certa idade pode ter febre alta que não apresenta convulsão.

É uma doença de caráter benigno em geral.


bottom of page